Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

EXPOISIÇAO - NATUREZA ABSTRATA




A NATUREZA ABSTRATA DE ANA CASTRO

Reconhecida pela força de suas pinceladas na retratação da natureza, Ana Castro nos convida a um mergulho no seu universo plástico, permeado por um desfoque natural presente nas obras daqueles que a precederam no impressionismo.

A Reprodução descritiva não é bem o que interessa à Ana, na sua pintura a retratação do seu entorno ganha novos contornos impressionistas. As pinceladas firmes e o necessário distanciamento, para apreciação de seus quadros, tem um apelo mais forte que a realidade propriamente retratada.

Ao longo do percurso criativo, é possível perceber na sua obra um suave e contínuo processo de abstração, embora lírico, mas em evolução, uma figuração apenas sugerida pelo vigor do seu pincel e pela matéria pictórica, no ímpeto do seu gesto expressivo.

Sua obra se configura como um espaço de travessia, numa paisagem e percurso de múltiplas possibilidades entre o ver e retratar, numa liberdade que é inerente e conquistada pelos artistas. 

Figuração e abstração na obra de Ana Castro não são opostos. Em alguns dos últimos trabalhos produzidos para esta série, nota-se a aproximação no uso das cores mais puras, além de um escurecimento e distanciamento do que antes seria uma paisagem, como um experimento natural do artista para um mergulho no que possa vir a produzir daqui por diante.

Talvez uma aproximação maior com o abstracionismo esteja sinalizada nessas duas últimas telas, como ela mesma afirma: “sinto que se abre um novo ciclo, que a partir de agora se inicia um novo olhar estético sobre como retrato o que vejo”.

Que venham novos experimentos e que nos possibilite um novo olhar sobre o que está posto.


Erickson Britto
Curador 











Nenhum comentário:

Postar um comentário